Como surgiu o chocolate?

Os olmecas (México, 1500 a.C.) cultivaram cacau primeiro. Maias e astecas criaram o "xocolatl", bebida amarga. Cortés levou o chocolate à Espanha em 1528, onde foi adoçado. No século XIX, Van Houten criou o cacau em pó, originando o chocolate sólido. A Suíça adicionou leite (Peter) e refinou (Lindt). No Brasil, portugueses introduziram o cacau; Neugebauer fundou a 1ª fábrica em 1891.

Acredita-se que os primeiros a consumirem chocolate, de forma bastante diferente da que conhecemos hoje, foi o povo Olmeca, habitantes da região do México em 1500 a.C., que já cultivavam o cacaueiro.

Séculos depois, Maias e Astecas desenvolveram o costume de beber chocolate. O chocolate maia era uma bebida reverenciada feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com pimenta, água e fubá. Os maias despejavam essa mistura de uma panela para outra, criando uma bebida espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”, resultando em um sabor diferente do que se conhece hoje. Os Maias consideravam o chocolate o alimento dos deuses e consideravam o cacaueiro sagrado.

O chocolate chegou à Europa através dos espanhóis que dominaram os Maias. Não se sabe ao certo como, mas é dito que o explorador Hernán Cortés trouxe chocolate para sua terra natal, a Espanha, em 1528. Acredita-se que Cortés tenha descoberto o chocolate durante uma expedição às Américas. Na Europa, o chocolate começou a se popularizar, sendo continuamente transformado até chegar no produto que conhecemos hoje.

Embora ainda servissem como bebida, os chocolates espanhóis eram misturados com açúcar e mel para adoçar o sabor naturalmente amargo. O chocolate rapidamente se tornou popular entre os ricos da Espanha e eram consumidos em cultos da Igreja Católica.

Demorou quase um século até que o chocolate saísse da Espanha e chegasse à França e depois ao resto da Europa. Isso aconteceu pois em 1615, o rei francês Luís XIII casou-se com Ana da Áustria, filha do rei espanhol Filipe III. Para comemorar a união, ela trouxe amostras de chocolate para as cortes reais da França. Então, o chocolate logo apareceu na Grã-Bretanha em “casas de chocolate” especiais. À medida que a tendência se espalhou pela Europa, muitas nações estabeleceram suas próprias plantações de cacau em países ao longo do equador.

O chocolate na Europa ainda era produzido de forma artesanal, um processo lento e trabalhoso. Mas com a Revolução Industrial chegando, as coisas estavam prestes a mudar. Em 1828, o químico Van Houten inventou a prensa que separa a manteiga de cacau do restante da massa, que originou o cacau em pó. Com a recombinação da manteiga de cacau com a massa, foi possível criar um produto mais estável e surgiu o chocolate sólido, comercializado pela primeira vez em 1847 pela empresa inglesa Fry’s.

Em 1879, Daniel Peter, chocolateiro suíço, teve a ideia de usar leite condensado, inventado pelo químico Henri Nestlé em 1867, para fazer o chocolate ao leite. No mesmo ano Rodolphe Lindt inventou um processo para melhorar a qualidade dos bombons de chocolate.

A partir daí, várias empresas passaram a comercializar o chocolate.

A produção e o consumo de chocolate no Brasil foi introduzido pela colonização dos europeus que já haviam aprimorado suas formas de produção e consumo. A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses.

Somente a partir da segunda metade do século Século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos Franz e Max Neugebauer, imigrantes alemães, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891, tendo sido a mais antiga fábrica brasileira de chocolate.

Referências

1. Magnum. Where does Chocolate come from?. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.magnumicecream.com/br/home.html

2. InfoEscola. Chocolate. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.infoescola.com/alimentos/chocolate/

3. EJEQ. Saiba tudo sobre o Chocolate: desde sua história, até seu processo de produção e aplicações atuais!. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.ejeq.com.br/chocolate/

Compartilhe este conteúdo!

Pesquisar

Conteúdos relacionados

Nos siga em nossas redes

Já conferiu os livros da editora Agron?

Entre em contato

Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com a Agronfy! Entre em contato e nossa equipe terá o prazer em atender você.

semente melancia
Pesquisadores criam embalagem biodegradável de sementes de melancia com óleo de orégano
O trabalho, intitulado “Development and characterization of watermelon seeds flour based films functionalized...
IMAGEM_BLOG (10)
Pesquisadores desenvolvem tecnologia capaz de proteger abelhas de inseticidas
Pesquisadores da Universidade de Cornell desenvolveram micropartículas enzimáticas capazes de proteger...
IMAGEM_BLOG (9)
Pesquisador tailandês utiliza penas de frango como alternativa à carne
Pesquisador tailandês desenvolveu uma maneira de preparar “carne” de penas de frango que pode não apenas...
IMAGEM_BLOG (8)
Técnicas de processamento de micro-ondas e suas aplicações recentes na indústria alimentícia
Esta notícia apresenta uma revisão das aplicações recentes das técnicas de processamento por micro-ondas...
IMAGEM_BLOG (7)
Bakuchiol demonstra efeito anti-inflamatório no controle da resistência à insulina
O bakuchiol, composto natural com ação anti-inflamatória, melhora a resistência à insulina e o metabolismo...
IMAGEM_BLOG (6)
Fórmula Infantil à Base de Leite de Cabra Melhora Barreira Intestinal e Produção de Ácidos Graxos, Revela Estudo
A fórmula infantil de leite de cabra se mostrou superior à de vaca, fortalecendo a barreira intestinal...
IMAGEM_BLOG (5)
Tecnologia de micro-ondas revoluciona a segurança e qualidade nutricional do leite
Estudo mostra que o uso de micro-ondas no processamento do leite garante a segurança microbiológica e...
IMAGEM_BLOG (4)
Pesquisadores utilizam goma de caju modificada para desenvolver microesferas de liberação controlada de medicamentos
Pesquisadores desenvolveram microesferas de liberação controlada utilizando alginato de sódio e goma...
IMAGEM_BLOG (3)
Farinha de pinhão isenta de glúten é desenvolvida por pesquisadores
Pesquisadores da Embrapa, em parceria com universidades brasileiras, desenvolveram uma farinha de pinhão...
image
Agricultura regenerativa em foco: CLAR 2025 reúne especialistas para discutir futuro sustentável no Brasil e América Latina
São Paulo, 01 de março de 2025 – A 1ª edição do Congresso Latino-Americano de Agricultura Regenerativa...
Newsletter