Pesquisadores desenvolvem novo método para prevenir a cristalização do mel

A cristalização do mel, embora natural, é indesejada pela indústria e consumidores. Pesquisadores romenos desenvolveram um método inovador usando trealose (dissacarídeo natural) como aditivo para prevenir a cristalização, mantendo cor, textura e estado líquido por 12 meses sem necessidade de equipamentos especiais ou controle rigoroso de temperatura.

Método para prevenir a cristalização do mel utiliza trealose como aditivo

Entende-se por mel o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia (1).

A maioria da população acredita que quando o mel cristaliza, ele pode ter passado por um processo de adulteração trazendo grandes prejuízos aos produtores, porém, diferente do que pensa grande parte da população, o processo de cristalização é um indicativo de que é puro e natural. 

Para a indústria, a cristalização do mel apresenta uma série de desvantagens: mesmo sendo um processo que ocorre naturalmente no mel, existem muitos problemas no manuseio e processamento, sendo indesejado.

Como o mel é muito mais apreciado em seu estado não cristalizado pelos consumidores, os métodos mais comuns de prevenção da cristalização amplamente utilizados pelos produtores são: tratamento térmico em altas ou muito baixas temperaturas, ultrassom, micro-ondas, filtração, ultrafiltração e adição de aditivos alimentares.

O método mais utilizado é o de pasteurização de mel em temperaturas de 72 °C ou mais . Pela pasteurização, as células de levedura são destruídas, os cristais de mel liquefeitos e o aquecimento tem o efeito de aumentar o conteúdo de hidroximetilfurfural (HMF) e reduzir a atividade da diastase. O aquecimento do mel provoca alterações na sua aparência ao escurecer a cor, e também determina alterações no sabor e no aroma.

Então, partindo dessa problemática, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da cidade de Suceava, Romênia, desenvolveram um novo método para prevenir a cristalização do mel com o uso da trealose, um dissacarídeo encontrado em todos os tipos de mel em diferentes proporções.

Três lotes de amostras, um controle e outros com trealose, foram analisados. Em cada amostra com a adição de trealose foram adicionados entre 0,0701 e 0,087 mmol de trealose por 100 g de mel. Os dois lotes de amostras foram comparados após 12 meses de armazenamento nas mesmas condições. As amostras com a adição de trealose mantiveram a cor e mantiveram o estado líquido inicial, enquanto as de controle começaram a cristalizar a partir do primeiro mês.

Assim, a adição de trealose impediu o processo de cristalização, mantendo o mel em estado líquido, textura e cor iniciais e os autores indicaram os avanços industriais dessa descoberta pois a adição pode ser feita por qualquer fabricante, no local de produção, não requer equipamentos especiais e muito trabalho e conhecimentos especiais para aplicar. Tem a vantagem de não exigir um monitoramento cuidadoso da temperatura de armazenamento, sabendo que suas pequenas variações podem fazer aparecer cristais. A adição da solução de trealose é feita à temperatura usual, para que a atividade enzimática do produto não seja afetada como acontece no caso do aquecimento do mel.

Pesquisas como essa trazem novidades tecnológicas para o setor e pode ajudar a melhorar a cadeia produtiva do mel. O artigo trata de uma pesquisa científica, então a trealose só poderá ser adicionada como aditivo se o Ministério da Agricultura permitir.

Referências

  1. Instrução Normativa Nº 11, de 20 de Outubro de 2000 – https://www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/assets/files/RTIQ-Mel-completo-IN-11_2000.pdf
  2. Amariei, S .; Norocel, L .; Scripcă, LA Um método inovador para prevenir a cristalização do mel. Innov. Food Sci. Emerg. Technol. 2020 , 66 , 102481

Compartilhe este conteúdo!

Pesquisar

Conteúdos relacionados

Nos siga em nossas redes

Já conferiu os livros da editora Agron?

Entre em contato

Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com a Agronfy! Entre em contato e nossa equipe terá o prazer em atender você.

IMAGEM_BLOG (8)
Técnicas de processamento de micro-ondas e suas aplicações recentes na indústria alimentícia
Esta notícia apresenta uma revisão das aplicações recentes das técnicas de processamento por micro-ondas...
IMAGEM_BLOG (7)
Bakuchiol demonstra efeito anti-inflamatório no controle da resistência à insulina
O bakuchiol, composto natural com ação anti-inflamatória, melhora a resistência à insulina e o metabolismo...
IMAGEM_BLOG (6)
Fórmula Infantil à Base de Leite de Cabra Melhora Barreira Intestinal e Produção de Ácidos Graxos, Revela Estudo
A fórmula infantil de leite de cabra se mostrou superior à de vaca, fortalecendo a barreira intestinal...
IMAGEM_BLOG (5)
Tecnologia de micro-ondas revoluciona a segurança e qualidade nutricional do leite
Estudo mostra que o uso de micro-ondas no processamento do leite garante a segurança microbiológica e...
IMAGEM_BLOG (4)
Pesquisadores utilizam goma de caju modificada para desenvolver microesferas de liberação controlada de medicamentos
Pesquisadores desenvolveram microesferas de liberação controlada utilizando alginato de sódio e goma...
IMAGEM_BLOG (3)
Farinha de pinhão isenta de glúten é desenvolvida por pesquisadores
Pesquisadores da Embrapa, em parceria com universidades brasileiras, desenvolveram uma farinha de pinhão...
image
Agricultura regenerativa em foco: CLAR 2025 reúne especialistas para discutir futuro sustentável no Brasil e América Latina
São Paulo, 01 de março de 2025 – A 1ª edição do Congresso Latino-Americano de Agricultura Regenerativa...
IMAGEM_BLOG (2)
Folhas de mangueira ganham destaque como ingrediente funcional para as indústrias alimentícia e farmacêutica
As folhas da Mangifera indica L. (mangueira) demonstram alto potencial nutricional e terapêutico. Um...
IMAGEM_BLOG
Anvisa publica segunda versão do Guia de Probióticos
Em 06/05/2021, a ANVISA publicou a nova versão do Guia de Probióticos, com orientações importantes para...
Modelo imagem do blog (4)
Utilização de checklist na gestão de segurança de dietas enterais: ainda funciona?
A terapia nutricional enteral (TNE) é indicada para pacientes que não conseguem se alimentar adequadamente...
Newsletter